segunda-feira, 29 de abril de 2013

A conversão de Jair e Hosana




Cai a tarde e um casal de andarilhos caminha cambaleante pelas ruas empoeiradas de uma cidadezinha do interior. Cada um carrega nas costas um imundo saco de aniagem, onde restos de pães amanhecidos, frutas verdes furtadas das plantações à beira do caminho, se misturam á roupas e cobertores velhos. A dose de aguardente bebida a pouco, não mata a sede de álcool e precisam urgente de uma nova dose. Mas como comprar, se não possuem mais dinheiro? E as casinhas simples da cidade mostram que seus moradores são pobres e não podem pagar por uma limpeza de jardim ou por um outro servicinho qualquer.
Precisam de dinheiro e apelam para o já manjado método de pedir esmola:
-Dá uma moedinha ai, senhor! Prá comprar comida, já emendam, sabendo que a pessoa a quem se dirigem pensa e com razão para onde vai aquela moedinha...
Tantos foram os “nãos” ou “vão trabalhar!” que desanimados sentam na calçada e esperam a noite chegar. Quem sabe dormindo, passa aquela sede insaciável...
Enquanto o sono não vem, observam mulheres e crianças que caminham alegres em direção à uma grande construção no final da rua. Logo os homens que acabaram de chegar do trabalho, também se junta-se aos fiéis que vão a igreja. Sim igreja! Com grande esforço, conseguem ler o letreiro que encima a construção pintada de azul. “Igreja Evangélica Assembléia de Deus”. Os trajes modestos e recatados e o livro preto nas mãos não deixam dúvidas: São crentes. Até ensaiam pedir uma esmola, mas o receio de que os crentes convidassem para ir a igreja os deixam calados. Logo ouvem uma oração, seguido por uma melodia suave e envolvente.
As palavras da bela canção parecem atravessar as paredes da igreja, voar pela distância que os separam e chegar com força aos ouvidos dos dois ébrios:
-Oh quão cego eu andei e perdido vaguei.
Longe, longe do meu salvador....
Os dois se levantam como que atraídos por uma força inexplicável e se dirigem a passos trôpegos até a igreja. Deixam seus sacos de bugigangas na porta e adentram ao templo, para espanto do porteiro e dos membros. Se dirigem ao primeiro banco e sentam, fazendo com isso com que os fiéis que estão perto se afastem, pois o cheiro de bebida aliado a falta de banho de muitos dias, causam um mal cheiro terrível  Porém os olhares de espanto e indignação dos fiéis não os demove da idéia de ficar ali. Os testemunhos, os hinos avulsos e por fim a pregação simples, mas verdadeira os deixam comovidos e com a alma enlevada, erguem as mãos ao aceitarem Jesus quando o pastor faz o apelo.
Um apelo direto, sem rodeios:
-Vocês querem aceitar Jesus como seu Salvador, para deixar para trás esta vida errante e atribulada que levam agora?
Enquanto isso a congregação em uníssono cantam um hino de decisão:
-”Ao findar o labor desta vida
quando a morte ao teu lado chegar?
que destino, há de ter a sua alma,
qual será no futuro teu lar?”
-Sim!, sim!  dizem entre lágrimas de arrependimento.
Os olhares, antes hostis, agora é de amor, carinho e afeto. Alguém os leva para casa, tomam banho, jantam ganham roupas novas e começam uma nova vida. Algum tempo depois se batizam e passam a contar o seu testemunho nas igrejas das redondezas. E logo vem a inspiração para comporem um hino. O hino  torma-se um ícone da musica evangélica. Muitas e muitas almas se renderam aos pés de Cristo ao ouvir esta canção. O nomes dos andarilhos: Jair Pires e sua mulher Hosana e a canção é Alma Cansada. A Dupla Jair e Hosana e o hino Alma Cansada estão presentes ainda na memória do povo evangélico brasileiro, mesmo depois de quase 50 anos daquele memorável dia, em que um casal de andrajosos ébrios adentraram à uma igreja e saíram como uma dupla de cantores que fez muito pelo Nome de Cristo. Ambos já são falecidos. O hino Alma Cansada foi regravado por muitos cantores. Mas a letra original é esta:

Alma cansada, não desespere, espera em Deus. 
Que ele vem, que ele vem te socorrer.
 Alma cansada, não desespere, espera em Deus.
 Espera em Deus, espera em Deus e no seu poder. 

Coro:
Ó Alma Cansada,espera em Deus. E no seu poder... 
Vem alma cansada, espera em Deus.
Confia somente no seu poder.

Alma cansada, os teus lamentos não resolverão.
A hora é triste com fé insiste Deus te ouvirá. 
Se teus lamentos trazem tormentos, te fazem chorar. 
Deus te chama agora, ó vem sem demora, em paz descansar.

ATENÇÃO: A história acima foi narrada pelo casal de cantores, na Assembleia de Deus, Ministério Ipiranga, em Bauru/SP  no inicio dos anos 80 durante Congresso de Jovens e foi ouvida por mim e todos os 500 participantes. Lamentamos que a mesma não coincida com a que foi postada no Youtube. A morte da Cantora Hosana foi Anunciada pelo próprio Jair Pires para explicar o fim da dupla e sua nova carreira solo.

17 comentários:

  1. Que Pallhaçada mentirosa é Esta???
    Vai buscar informação seu débil mental!!!
    Jair Pires Aceitou à Cristo no ano de1956.Ele era um jovem que por uma estrutura familiar dissolvida pela bebida a qual seu pai sofria, se viu obrigado a fugir de casa logo ainda criança indo morar no Rio de Janeiro, com isso sem apoio de ninguém tornou-se bandido! foi quando o Senhor Jesus o resgatou desta vida de Escravidão e o Salvou...

    ResponderExcluir
  2. Ouça o testemunho de Jair Pires no youtube, antes de publicar uma blasfêmia dessas.

    ResponderExcluir
  3. OLa
    não sei que é o responsável por essa reportagem, mais acho que a pessoa esta equivocada, não quero questionar o teor da mesmo so esclarecer que ambos não morreram, somente o Jair, hosana ainda mora na cidade de Cariacica no ES. vejo ela todas as quintas feiras na convenção CADEESO. cuidado com que se escreve sem sabe.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkkk.cara maluco q Escreveu isso,.mkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Olá David Estringuette, a paz meu Irmão! me ajude encontrar o tel. hosana pires.
    Não é nada demais, sempre admirei jair pires!

    camargo317@yahoo.com

    um abraço!

    Davi dy Camargo

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkk que mentira, a Hosana ainda é viva, e nem foi assim que Jair Pires aceitou Jesus, quem escreveu essa blasfêmia ? kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Hosana acabou de falecer na tarde deste dia 20/08/2016.

    ResponderExcluir
  11. Hosana acabou de falecer na tarde deste dia 20/08/2016.

    ResponderExcluir
  12. Alguém sabe dizer a verdadeira história da conversão do casal.

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe dizer a verdadeira história da conversão do casal.

    ResponderExcluir
  14. Acabo de ver uma postagem no face que ela faleceu ontem 20/08/2016 aos 82 anos.

    ResponderExcluir
  15. UM DOS MAIORES CANTORES DO BRASIL JAIR PIRES. BREVEMENTE VAMOS NOS VER NOVAMENTE!

    ResponderExcluir